ArtesMarciais.org - Comunidade de Artes Marciais
Setembro 07, 2010, 21:57:20 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: O ArtesMarciais.org está de volta melhor que nunca!

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Battojutsu/Iaido - De que lado a Katana?  (Lida 246 vezes)
yakusa
Membro
**

Ver Perfil WWW E-mail
« em: Janeiro 10, 2010, 12:10:52 »

Boas!!!

Gostaria de saber, para quem seja ou não atleta de iaido, a opinião sobre de que lado se usa a katana, do lado esquerdo ou do lado direito?

Abraço

Grin Grin
Registado
PFernandes
Administrador
Membro Activo

pedro@realsp.com
Ver Perfil E-mail
« Responder #1 em: Janeiro 14, 2010, 20:27:05 »

Lado esquerdo sempre, embora a regra talvez mude se for esquerdino

Cumprimentos
Registado

Admin ArtesMarciais.org
yakusa
Membro
**

Ver Perfil WWW E-mail
« Responder #2 em: Janeiro 18, 2010, 10:12:51 »

boas!!!

entao muda se um atleta for esquerdino.entao temos alguns atletas que sao esquerdinos, e assim ja nao se pode dizer que sera sempre do lado esquerdo.
tambem nao podera ser outro estilo ou outras tecnicas desenvolvidadas que obriguem a por a katana do lado direito.

abraço
Registado
Artur Pinto
Membro Recente
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #3 em: Abril 01, 2010, 09:18:03 »

Boa tarde

Dando a minha opinião de forma directa à questão, lado esquerdo, sempre! Não conheço nenhuma escola que seja de outra forma. é um dogma se quisermos. É a minha experiencia neste campo. Como praticante e instrutor não conheço nenhuma outra forma.
Esquerdino ou dextro, é sempre usada do lado esquerdo. Alem disso no conceito Japones, isso não existia. Os esquerdinos não o poderiam ser.  Contente A cultura Japonesa e as regras culturais não o permitiam. Um esquerdino, teria de se tornar, pelo menos, ambidextro.  Sorridente Dizem que Musashi era canhoto. Não sei se é verdade.  Wink
Alias é comum isto, não só na cultura Japonesa, como tambem na cultra Ocidental.
Apenas os Legionarios utilizavam a espada do lado direito. Mas tal tem uma razão, o facto de serem curtas (quase facas compridas, lol, tipo wakizashi, o que é muito melhor para combate a curta distancia e quando não existe espaço) e pelo que o seu desembainhar é mais rapido desta forma e permitia manter uma formação cerrada com o escudo.

Espero ter ajudado.

Artur Pinto
www.bushikai.eu
Registado
yakusa
Membro
**

Ver Perfil WWW E-mail
« Responder #4 em: Abril 01, 2010, 12:08:00 »

boas. Sorridente

Obrigado pelo teu contributo Artur.
Sim acima de tudo dou-te razão pelo facto de ser sempre no lado esquerdo, mas não é impossível, alguém a utilizar no lado direito, assim também já não seria o tradicional.Como esta estipulado pela cultura Japonesa e as suas regras culturais.
Será como tu dizes e bem, um dogma.
Já tive a oportunidade de trocar ideias com o instituto Niten. Instituto esse também ele entendido na matéria.
E a conclusão da conversa é que não há ninguém, que utilize no lado direito, mas também disse que não era impossível.
Já também falei com alguns entendidos na matéria, no estrangeiro e acharam engraçado a minha curiosidade, disseram que não deixa de ser um desafio. Contente
Dizem que Musashi era canhoto, como tu referes e bem,mas ele também nos seus ensinamento, refere o uso das duas mãos, para as mais variadas técnicas.

Abraço

Marco Carvalho Contente
« Última modificação: Abril 01, 2010, 12:13:53 por yakusa » Registado
Ornelas
Membro Recente
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #5 em: Abril 05, 2010, 10:39:15 »

Boas,

Nós no Yoseikan trabalhamos o sabre Japonês, e nunca se utilizou o sabre no lado direito.
Já treinei com o nosso Grande Mestre Mochizuki, e ele sempre disse que a utilização do sabre é do lado esquerdo.

Mas penso que não é uma questão de certo ou errado, penso que é mais uma questão tradicional a utilização do lado esquerdo, dado os samurais utilizarem esse lado.
Contudo deverá ser um grande desafio que poderás ter, força  Sorridente

Abraço

Élvio Ornelas
Registado
Artur Pinto
Membro Recente
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #6 em: Abril 06, 2010, 10:23:24 »

Boa tarde amigos

Acho o topico interessante ao nivel teorico e que vale a pena discutir. Por isso deixo a minha opinião e reflexão sobre o assunto.

Bem começo pelo Musashi. Diz-se que era canhoto. Não sei se tal é verdade. Mas conheço diversos grandes artistas marciais que são canhotos. Emboraos dogmas digam diferente bem como as questões culturais, isso não é necessariamente uma desvantagem ou defeito. Pode até ser uma grande mais valia. É verdade que Musashi fala no livro dos 5 aneis, sobre a utilisação das duas espadas. Esse não é um conceito tecnico desconhecido a nenhuma escola tradicional. É algo obvio para um samurai que tem e usa sempre um daisho. Se lerem os escritos de Munemori da Yagyu Shinkague Ryu verão que tambem ele leva o uso das duas espadas em consideração, e Munemori é anterior a Musashi ou quando muito comtemporaneo de Musashi. No entanto, ao que consta Musashi nunca combateu com duas espadas, empregou apenas uma, sempre. Esta referencia, no seu livro e na sua ideia, na minha opinião, reflete um pensamento estrategico/tatico e é disso que o livro dos 5 aneis fala. O que ele diz é que uma escola de esgrima, é fundamentalmente uma escola de estrategia. Como tal, não devemos estar presos a ideias e devemos abarcar todas as possibilidades. Logo se temos 2 espadas temos de considerar, estrategicamente, a utilisação de ambas. E penso que isto é falado num sentido muito mais lato do que o sentido tecnico da utilisação fisica das espadas.
Claro que isto levanta outras questões. A katana será sempre a arma primaria, o wakisashi a secundaria. Como é obvio. Fazendo um paralelo com os dias de hoje, todos sabem que um soldado leva sempre, um fusil de assalto seja de que tipo for, e uma arma auxiliar ou secundaria. Tipo revolver ou pistola. Agora ponho a questão. Seria possivel a um soldado usar ambas ao mesmo tempo? Claro que sim. Então porque não usar ambas em simultaneo. Ora pelas mesmas razões que os samurai não o fariam. Pode ser feito e deve ser pensado, mas estratagicamente, salvo muito raras excepções, não é conveniente fazer. Perdesse controle da arma principal, sacrificasse muita precisão e controle da arma, pois está a ser manuseada com apenas uma mão, e isso é uma grande desvantagem. Impossivel? Não! conveniente? bem é uma consideração tatica a avaliar.
Na esgrima ocidental é muito utilisado o manuseamento da espada com apenas uma mão. no entanto temos de ter em consideração que existe uma grande diferença. O escudo. Coisa não utilisada pelos Samurai. a Katana é tambem o escudo.

Posto isto passo a outra questão que me parece relevante. Sabemos que para desmbainhar uma katana tal terá de ser feito com a mão oposta à que a ira empunhar. Correcto?É obviamente que essa mão será a que está a frente e será a que estará mais perto do adversario. correcto? Bem de uma prespectiva dogmatica, e os sistemas são criados para a maioria, semndo os esquerdinos uma minoria, essa mão deverá ser a direita. Mais uma vez, tambem na esgrima ocidental isso acontece.

Agora existe uma questão dogmatica sem duvida. Mas tambem posso afirmar que já treinei os mesmos Kata de Batto com a katana do lado esquerdo. Grin O meu Mestre dizia-nos que era por vezes necessario para compensar os habitos e jeitos que o corpo vai adquirindo, por treinar sempre o mesmo lado. Lá está é um dogma, mas fazer diferente é possivel e pode ser feito. Já o fiz eu proprio. Claro que eu como destro tenho muitas dificuldades. Chegando a ser ridiculo.  Grin Um esquerdino, teria aqui sem duvida uma vantagem importante, pois a sua natural habilidade com o lado esquerdo seria e tinha de ser necessariamente colmatada com o treino feito do lado direito. Uma vantagem como vem, que eu não tenho. O meu lado mais forte é o direito, é com esse que treino, e é assim, não tenho opções. Se perdesse o braço direito em batalha, estava morto. LOL
Em todo o casoos Katas e quando se treina as tecnicas em si, nunca o meu mestre nos disse que era sequer uma possibilidade usar a Katana do lado esquerdo.

Bem haveria muito mais considerações a fazer, mas como devem compreender, não posso dizer tudo o que sei, ou penso saber  Contente, se não fico desempregado. lol
Mas vou dizer isto, existem razões que sim são dogmas, mas quase todos os dogmas tem uma explicação e uma razão de ser. Podemos por vezes não saber qual é. Mas concertesa existe. E digo isto porque sei que assim é e posso explicar qual a razão, não dogmatica para ser desta forma. É uma razão completamente cientifica e logica e está obviamente relacionada com a estrategia. Existem coisas que podem ser mudadas e outras não. Existem realidades que não podem ser mudadas e como tal as taticas e tudo o resto tem de as levar em conta. E por isso a espada é usada do lado esquerdo e nunca do lado direito. E tirando a esgrima desportiva, sem desprimor, apenas porque é um desporto e as pessoas não morrem nele, podem establecer umm paralelo com o ocidente e ver que tambem é da mesma forma. Será que não existe nenhuma razão para tal? Existe!
Eu tenho uma explicação logica e para isso. É uma pouco complexa, mas tenho, e não quero dizer que seja a unica, nem que seja a verdadeira, nem que seja sequer correcta. Mas tenho. Na minha opinião é logica e consigo responder a essa questão quando os meus aluno me a colocam.

São já muitos anos a virar frangos. lol
Espero ter contribuido. E acho muito interessante que reflitam sobre uma coisa que parece obvia, mas que a maioria não consegue dizer qual a razão. Em meu entender o estudo de Artes Marciais é isso. Questionar, perguntar e quando não temos respostas, bem elas existem, temos de as procurar. Não apenas repetir o que nos é dito ou se não sabem dizer encolher os ombros e dizer"pronto, é assim". Lol Os instrutores devem questionar os seus professores e tambem procurarem as suas proprias respostas para oque existe. É necessário tornar os dogmas em razões compreensiveis e assentes em principios.Existem varias camadas de conhecimento, como uma cebola, e os Katas encerram essa informação. Quando digo Katas, digo, a forma, as tecnicas, e devemos procurar esse conhecimento neles. Uma coisa tão simples como "porque não usar a lamina do lado esquerdo" pod encerrar uma grande mais valia de conhecimento. E isso faz toda a diferença.

Desculpem a estenssão do comentario. Espero que não levem a mal.

Artur Pinto
Registado
yakusa
Membro
**

Ver Perfil WWW E-mail
« Responder #7 em: Abril 06, 2010, 17:25:31 »

boas

Foi uma grande ajuda, e o comentário não importa se é grande ou pequeno, desde que contenha a sua essência.
Gostaria de ver um combate de 2 samurais um a desembainhar a esquerda e outro a direita, havia de ser interessante.
Conto contigo para futura trocas de ideias.
Obrigado por expressares a tua opinião e experiência.

Abraço

Marco Carvalho
Registado
Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: