Boa tarde amigos
Acho o topico interessante ao nivel teorico e que vale a pena discutir. Por isso deixo a minha opinião e reflexão sobre o assunto.
Bem começo pelo Musashi. Diz-se que era canhoto. Não sei se tal é verdade. Mas conheço diversos grandes artistas marciais que são canhotos. Emboraos dogmas digam diferente bem como as questões culturais, isso não é necessariamente uma desvantagem ou defeito. Pode até ser uma grande mais valia. É verdade que Musashi fala no livro dos 5 aneis, sobre a utilisação das duas espadas. Esse não é um conceito tecnico desconhecido a nenhuma escola tradicional. É algo obvio para um samurai que tem e usa sempre um daisho. Se lerem os escritos de Munemori da Yagyu Shinkague Ryu verão que tambem ele leva o uso das duas espadas em consideração, e Munemori é anterior a Musashi ou quando muito comtemporaneo de Musashi. No entanto, ao que consta Musashi nunca combateu com duas espadas, empregou apenas uma, sempre. Esta referencia, no seu livro e na sua ideia, na minha opinião, reflete um pensamento estrategico/tatico e é disso que o livro dos 5 aneis fala. O que ele diz é que uma escola de esgrima, é fundamentalmente uma escola de estrategia. Como tal, não devemos estar presos a ideias e devemos abarcar todas as possibilidades. Logo se temos 2 espadas temos de considerar, estrategicamente, a utilisação de ambas. E penso que isto é falado num sentido muito mais lato do que o sentido tecnico da utilisação fisica das espadas.
Claro que isto levanta outras questões. A katana será sempre a arma primaria, o wakisashi a secundaria. Como é obvio. Fazendo um paralelo com os dias de hoje, todos sabem que um soldado leva sempre, um fusil de assalto seja de que tipo for, e uma arma auxiliar ou secundaria. Tipo revolver ou pistola. Agora ponho a questão. Seria possivel a um soldado usar ambas ao mesmo tempo? Claro que sim. Então porque não usar ambas em simultaneo. Ora pelas mesmas razões que os samurai não o fariam. Pode ser feito e deve ser pensado, mas estratagicamente, salvo muito raras excepções, não é conveniente fazer. Perdesse controle da arma principal, sacrificasse muita precisão e controle da arma, pois está a ser manuseada com apenas uma mão, e isso é uma grande desvantagem. Impossivel? Não! conveniente? bem é uma consideração tatica a avaliar.
Na esgrima ocidental é muito utilisado o manuseamento da espada com apenas uma mão. no entanto temos de ter em consideração que existe uma grande diferença. O escudo. Coisa não utilisada pelos Samurai. a Katana é tambem o escudo.
Posto isto passo a outra questão que me parece relevante. Sabemos que para desmbainhar uma katana tal terá de ser feito com a mão oposta à que a ira empunhar. Correcto?É obviamente que essa mão será a que está a frente e será a que estará mais perto do adversario. correcto? Bem de uma prespectiva dogmatica, e os sistemas são criados para a maioria, semndo os esquerdinos uma minoria, essa mão deverá ser a direita. Mais uma vez, tambem na esgrima ocidental isso acontece.
Agora existe uma questão dogmatica sem duvida. Mas tambem posso afirmar que já treinei os mesmos Kata de Batto com a katana do lado esquerdo.

O meu Mestre dizia-nos que era por vezes necessario para compensar os habitos e jeitos que o corpo vai adquirindo, por treinar sempre o mesmo lado. Lá está é um dogma, mas fazer diferente é possivel e pode ser feito. Já o fiz eu proprio. Claro que eu como destro tenho muitas dificuldades. Chegando a ser ridiculo.

Um esquerdino, teria aqui sem duvida uma vantagem importante, pois a sua natural habilidade com o lado esquerdo seria e tinha de ser necessariamente colmatada com o treino feito do lado direito. Uma vantagem como vem, que eu não tenho. O meu lado mais forte é o direito, é com esse que treino, e é assim, não tenho opções. Se perdesse o braço direito em batalha, estava morto. LOL
Em todo o casoos Katas e quando se treina as tecnicas em si, nunca o meu mestre nos disse que era sequer uma possibilidade usar a Katana do lado esquerdo.
Bem haveria muito mais considerações a fazer, mas como devem compreender, não posso dizer tudo o que sei, ou penso saber

, se não fico desempregado. lol
Mas vou dizer isto, existem razões que sim são dogmas, mas quase todos os dogmas tem uma explicação e uma razão de ser. Podemos por vezes não saber qual é. Mas concertesa existe. E digo isto porque sei que assim é e posso explicar qual a razão, não dogmatica para ser desta forma. É uma razão completamente cientifica e logica e está obviamente relacionada com a estrategia. Existem coisas que podem ser mudadas e outras não. Existem realidades que não podem ser mudadas e como tal as taticas e tudo o resto tem de as levar em conta. E por isso a espada é usada do lado esquerdo e nunca do lado direito. E tirando a esgrima desportiva, sem desprimor, apenas porque é um desporto e as pessoas não morrem nele, podem establecer umm paralelo com o ocidente e ver que tambem é da mesma forma. Será que não existe nenhuma razão para tal? Existe!
Eu tenho uma explicação logica e para isso. É uma pouco complexa, mas tenho, e não quero dizer que seja a unica, nem que seja a verdadeira, nem que seja sequer correcta. Mas tenho. Na minha opinião é logica e consigo responder a essa questão quando os meus aluno me a colocam.
São já muitos anos a virar frangos. lol
Espero ter contribuido. E acho muito interessante que reflitam sobre uma coisa que parece obvia, mas que a maioria não consegue dizer qual a razão. Em meu entender o estudo de Artes Marciais é isso. Questionar, perguntar e quando não temos respostas, bem elas existem, temos de as procurar. Não apenas repetir o que nos é dito ou se não sabem dizer encolher os ombros e dizer"pronto, é assim". Lol Os instrutores devem questionar os seus professores e tambem procurarem as suas proprias respostas para oque existe. É necessário tornar os dogmas em razões compreensiveis e assentes em principios.Existem varias camadas de conhecimento, como uma cebola, e os Katas encerram essa informação. Quando digo Katas, digo, a forma, as tecnicas, e devemos procurar esse conhecimento neles. Uma coisa tão simples como "porque não usar a lamina do lado esquerdo" pod encerrar uma grande mais valia de conhecimento. E isso faz toda a diferença.
Desculpem a estenssão do comentario. Espero que não levem a mal.
Artur Pinto