ArtesMarciais.org - Comunidade de Artes Marciais
Setembro 10, 2010, 14:47:38 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: O ArtesMarciais.org está de volta melhor que nunca!

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Kobudo...  (Lida 384 vezes)
Swadharma
Moderador Global
Membro Activo

Ver Perfil
« em: Fevereiro 23, 2009, 12:27:14 »

Qual a vossa opiniao sobre as armas estudadas no Kobudo?
Nos dojos onde a "auto-defesa" faz parte do programa, pensam que as armas tradicionais se adequam á mesma?
 Sorridente
Registado
M_I_G
Membro Recente
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #1 em: Fevereiro 25, 2009, 07:25:05 »

Nunca treinei Kobudo, nem sei que armas são estudadas, mas penso que algumas serão adequadas, tipo o bastão curto ou punhais.
Registado
Swadharma
Moderador Global
Membro Activo

Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 25, 2009, 12:42:48 »

No meu caso é Bo, Sai, Tonfa, Nunchaku... programa até 1º Dan.
Muito honestamente penso que nao tem muita lógica  Indeciso
Registado
M_I_G
Membro Recente
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #3 em: Fevereiro 26, 2009, 05:35:11 »

Nao tem porquê?
Registado
JKDU Portugal
Moderador de AM
Membro Activo

Ver Perfil WWW E-mail
« Responder #4 em: Fevereiro 26, 2009, 06:33:06 »

Swad, numa perspectiva directa, ou seja, treino de arma versus uso dessa mesma arma como defesa ou melhoria de processos na defesa contra esse tipo de arma, quase nenhum treino que passe para lá do bastão curto e da faca pode ser adequado, pelo menos na minha opinião.
No entanto, fazendo um pouco de "advogado do diabo", a verdade é que treinares com uma faca se não andas com uma faca habitualmente (como eu, que treino mas não ando) também acaba por não ser defesa pessoal "directa", ou seja, parto do principio (correcto, a meu ver) que treinar com esse tipo de utensilio me fará mais facilmente repudiar um ataque com o mesmo, ou em alternativa usar uma chave de fendas, ou encontrar um pedaço de vidro, ou saltar o balcão do café e ir à gaveta das facas, ou em caso de invasão doméstica ir ao punhal trazido de Africa, etc, do que se não tiver treino algum. O mesmo com o bastão. Mas não carregando nenhum dos dois habitualmente, o mais provável é que me veja a defender-me sem eles!

Quando falamos do Sai, Tonfa, Bo e Nunchaku, tudo coisas proibidas (a faca também é, mas a boa da bengala ou do chapéu de chuva não é...), torna-se ainda mais improvável que vá usar directamente esse treino. Tanto mais que eu considero, do que tenho visto (e atenção que esta opinião carece de melhor análise, porque gosto pouco de falar com muita propriedade do que nunca experimentei ou experimentei pouco), que o treino de armas em kobudo carece de algum realismo. Mas nem por isso esse treino não ajuda a:
a - Ganhar um certo habito de manuseamento de utensilios. O bo pode ser trocado pelo taco de snooker, a tonfa por um pedaço de pé de banco ao qual veio agregado um bocado da barra do meio, em T, o nunchaku, em muito da sua movimentação, por uma corrente ou um cinto, e o SAI... Bem, esse é mais dificil! :-)
b - Havendo algum realismo no treino, perceber trajectorias e reacções, nossas e de outros, armados. Por exemplo, treinar nunchaku sem nunca atingir superficies é um perigo! O comportamento de uma arma com uma secção solta é, a partir do momento que atinge algo, imprevisivel para quem nunca treinou o suficiente para, mesmo não podendo prevenir, ganhar rapidamente controlo de novo.

E por fim, pegando no que dizes sobre a auto-defesa fazer parte do programa, e as armas serem tradicionais (muitas vezes, treinadas também de forma tradicional, no que de "irrealista" isso às vezes tem), bom, se a auto-defesa não for o único objectivo, ou seja, for apenas um de vários objectivos, e o gosto pelo treino da arma tradicional da forma tradicional fôr um criador de felicidade individual, e as pessoas tiverem consciência de algumas das coisas que digo atrás... Porque não?  Sorridente

Como sempre, só a minha opinião. E generalizando, o que quer dizer que haverá escolas, estilos e afins que farão as coisas de forma diferente à que uso como base para o que afirmo.
Registado
Maquevil
Membro
**

Ver Perfil
« Responder #5 em: Fevereiro 26, 2009, 06:48:20 »

Acho que o problema é a passagem do que se aprende no Dojang e no que se pode utilizar na ruas em relação as armas.
Existem armas que relação é directa (facas e bastões) outras nem por isso com no caso das matracas (nunchakus), sai, tonfa...
A meu ver quanto mais versado estiver o aluno no controlo de armas e na variedade das mesmas maior será a capacidade de utilizar os utensilios diarios como armas.
Por exemplo um daqueles telefones antigos com fio pode ser usado como Suruchin, uma vassora pode ser usada como bo, um guarda chuva como kali, um telemovel, caneta como kubotan, um lapis como dardo e chegando ao ridiculo duas meias atadas com peso dentro de cada uma delas como nunchakus (é o que dá ver aqueles programas do discovery onde falam das armas artesanais nas prisões, voces nem imaginam os estragos que se faz com um sabonete dentro de uma meia, um bocado parvo à primeira vista mas bastante eficaz)
E já nao estamos a falar de que nos habituamos a enfrentar pessoas com armas, de evoluir no controlo do proprio corpo e mente.
Portanto mesmo que a ideia principal seja auto defesa acho que as armas devem estar incluidas nos treinos.

E pegando no que o JKDU disse (sim porque ele foi mais rapido do que eu a postar e quase postamos ao mesmo tempo). O facto de treinarmos com uma arma tradicional que nao se adequa nem directamente nem indirectamente à nossa realidade (por exemplo o arco e flecha) isso pode ser gratificante para o aluno que a utiliza nos treinos e que tras, como beneficio, um desenvolvimento colateral mental e fisico que é sempre bem vindo.
Registado
Swadharma
Moderador Global
Membro Activo

Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 26, 2009, 15:32:21 »

JKDU (bem vindo, andavas desaparecido Wink) e Maquevil: Têm toda a razão, mas a questão é mesmo, até que ponto estas armas servem de auto defesa!
Estas armas sao de origem agricula,até deve ter alguma logica.
Mas eu axo que deveria haver uma faca e um (ou 2) bastao curto nas primeiras 4 armas de Kobudo!
 Contente Só uma opiniao  Wink
Registado
JKDU Portugal
Moderador de AM
Membro Activo

Ver Perfil WWW E-mail
« Responder #7 em: Fevereiro 26, 2009, 17:08:20 »

Mas, como sabes, o Kobudo foi "desenhado" precisamente para treinar armas agricolas, utensilios que parecendo inocentes, teriam uso como armas.
Swad... Não há volta a dar-lhe: Ou treinas a tradição, ou treinas o quotidiano. Em ultima análise, treinas uns sistemas para um efeito e outros sistemas para outro...  Wink

É, o tempo anda curto! Mas vou tentar aparecer mais.
Registado
Swadharma
Moderador Global
Membro Activo

Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 26, 2009, 19:21:37 »

Pois  Contente
Por isso é que fiquei entusiasmado com o Kali... falta isso no Kobudo! Wink e até teria logica aprender a lutar so com um stick porque... e se o Bo parte? Lol
 Contente
« Última modificação: Fevereiro 26, 2009, 19:26:42 por Swadharma » Registado
Swadharma
Moderador Global
Membro Activo

Ver Perfil
« Responder #9 em: Abril 01, 2009, 21:06:58 »

Só para rir um pouco  Grin Para que servem os Nunchakus?

http://embed.break.com/674762
Registado
dom
Membro Recente
*

metz_76@hotmail.com
Ver Perfil WWW E-mail
« Responder #10 em: Junho 16, 2009, 08:54:24 »

Pois ... lá no dojo fala-se muito de kobudo mas ... ainda n se treina ...

(sim voltei ... isto anda MUUUUUITO COMPLICADO) Sorridente

Swadharma estou de volta Lingua e com mais receitas japonesas...experimentaste a outra ? Lingua
Registado

Domingos Ambrósio
Bonsai Dojo - Sintra
Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: